Família D'angelo - Terceira Geração

Descendentes de Leonardo Vassallo e Maria Giuseppa Leanza

Índice - 1ª Geração - 2ª Geração - 3ª Geração - 4ª Geração - 5ª Geração - 6ª Geração - 7ª Geração - 8ª Geração



Descendentes de Giovanni Leonardo Giuseppe D'angelo - 3ª Geração


 

Smiley Giovanni Leonardo Giuseppe D’angelo, (José d’Angelo) nasceu em 23 de setembro de 1847 em Nápoles, Quartiere de San Ferdinando Itália. Foram testemunhas em sua certidão de nascimento Felipe Petrillo (pode ser seu tio pois sua avó é Orsola Petrillo) e Francesco Lianza (talvez parente de Maria Giuseppa Leanza). .

José d'Angelo (segundo informações obtidas por Fernando D'angelo em suas buscas) tinha forte relação com Ibituruna - MG, tendo residência na Rua da Instrução. Foi em Ibituruna - MG que nasceu Gonçalo Rhafael d'Angelo (seu filho) e seu óbito também ocorreu nessa cidade sendo declarante seu filho mais velho Vicente d'Angelo. Manteve em São João Del Rei - MG um comercio de secos e molhados. Ele faleceu em 30 de setembro de 1917 então com 70 anos na cidade de Ibituruna – MG.

Ao que parece, SmileyGiovanni Leonardo Giuseppe D'Angelo, seu irmão Luigi e SmileyVincenzo Vassallo (pai da Anna Vassallo) vieram para o Brasil em data anterior a 1881. Não foi encontrado ainda nenhum registro nos portos brasileiros da chegada dos três. Ao chegarem, se instalaram em São João Del Rei - MG.

A História de Vincenzo Vassallo e Maria Grazia Alleva

Maria Grazia Alleva e Vicente Vassallo casaram-se em 18 de Junho de 1864 na Itália. Ela faleceu em 16 de maio de 1917, então com 74 anos. Não foi descoberto onde ela faleceu e foi sepultada. Essa foto mostram as data de nascimento, casamento e falecimento de Maria Graizia Alleva. Smiley

Pelo que foi apurado, Vincenzo Vassallo veio aos Brasil deixando na Itália mulher e três filhas, chegando ao Brasil em data anterior a 1881 para se estabelecer e posteriormente poderem vir a família.

Algumas histórias foram contadas de que após se estabelecer, não informou a esposa onde estava e há boatos de que até outra esposa havia arrumado. (são histórias) .

O fato é que a esposa deixada na Itália veio ao Brasil para se encontrar com o marido.

Maria Grazia Alleva veio ao Brasil sozinha com as 03 filhas atrás do esposo, conforme consta em seu passaporte de vinda, datato de 9 de Junho de 1881 onde consta se nome, do marido e filhas, era natural de San Giovanni a Piro e tinha 38 anos ao chegar no Brasil em 1881.

Maria Grazia Alleva nasceu em 16/07/1842 em San Giovanni a Piro, Itália, como consta em seu passaporte de chegada ao Brasil no porto do Rio de Janeiro.

Maria Grazia Alleva chegou ao Brasil em 12/08/1881 como consta nos arquivos do Porto do Rio de Janeiro. Ela chegou trazendo 3 filhas. Anna Vassallo de 09 anos, Angela Vassallo de 10 anos e Raffaela Vassallo (Não temos notícias das irmãs salvo as vezes em que aparecem em documentos de nascimento e casamento). Angela (Angelina) figura no batismo do sobrinho Vicente D'angelo como madrinha dele, como consta em seu batismo na Igreja do Pilar.

Foto do Passaporte de Maria Grazia Alleva. Smiley Documento pedido ao arquivo Nacional por Paulo Roberto D'angelo Carvalho, constando a entrada de Maria Grazia e as filhas. SmileyO livro com as assinaturas de Maria Grazia e as filhas. Smiley Smiley

A história de Anna Vassallo (filha de Maria Grazia Alleva e Vincenzo Vassallo)

A segunda filha do casal, chega ao Brasil em 1881 com a mãe então com 09 anos.

Giovanni Leonardo Giuseppe d’Angelo, (José d’Angelo) se casou com Smiley Anna Vassalo Smiley em 17/07/1886 na Matriz de Barroso - MG, Ela nasceu em Nápoles (Itália) em 17/12/1871, filha de SmileyVicente Vassallo e SmileyMaria Grazia Alleva, ambos italianos.

Existe a possibilidade de Anna Vassallo e Giovanni Leonardo Giuseppe D'Angelo serem primos em Primeiro Grau, sendo Teresa Vassallo (mãe de Giuseppe) e Vicente Vassallo (Pai da Anna) serem irmãos. Isso materializa os boatos e historias ouvidas, mas nenhum documento oficial foi encontrado até hoje para provar tal afirmação. Sabemos que os pais de Teresa Vassallo são Leonardo Vassalo e Maria Giuseppa Leanza mas não sabemos os nomes dos pais de Vincenzo Vassallo

Se eram primos ou não, ainda não sabemos. O que sabemos é que ele tinha 39 anos ao se casar. Ela porém, tinha 15 anos levando em consideração a data de nascimento fornecida por André Guilherme Dornelles D'angelo.

Segundo ele, a Data de nascimento de Anna Vassallo pode ser 17/12/1871(nunca foi encontrada a certidão de nascimento de Anna Vassallo). Essa data bate com a idade de 9 anos ao chegar ao Brasil em 12/08/1881 e registrada no porto ao chegarem no Brasil. Quando chegaram, estava faltava pouco para completar 9 anos.

A data se não for essa, parece estar bem próxima da real data de nascimento, pois ela bate quase que perfeitamente com outro documento encontrado por André Guilherme Dornelles D'angelo e que posteriormente, (Guilherme) tive acesso que se refere à entrada e professão de Anna Vassallo d'Angelo na ORDEM TERCEIRA DE NOSSA SENHORA DO CARMO em 1891. Ela então com 20 anos. Posteriormente, eu, Guilherme Antunes de Faria fiz o requerimento junto ao Prior da Terceira Ordem do Carmo, Eduardo Valim, para ter o documento e que segue para apreciação de todos.

Segue documento. Smiley

Diz o documento: "...está registrado a matricula de entrada como Irmã da Ordem Terceira do Carmo de São João Del Rei da Sr Anna Vassallo D'Angelo, que entrou e professou como Ordem Terceira em Julho de 1981, com 20 anos, estando também na Matrícula, que a mesma era casada com José D'Angelo, ambos naturais de Nápoles, morando nesta cidade...."

Bastante nova e segundo o próprio André, Lilida (Maria Margarida, filha de Anna Vassallo) dizia que Donana (Anna Vassallo), se pudesse escolher, teria seguido a vida celibatária. Podemos acreditar que foi um casamento arranjado, o que não era difícil acontecer àquela época.

Muito religiosa, Anna Vassallo participou bastante da Organização da Igreja. De acordo com Jornal "A Noite" encontrado e com data de 14/03/1933, "A mesa administrativa actual da Irmandade- de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, de São João d'El-Rey, está assim constiluida: Ovidio de Souza Guerra, provedor; D. Anna Vassalo d'Angelo, proveriora; Raul de Oliveira Dias, secretario; José França Pimentel, tesoureiro; Hernani Pereira de Almeida."

Documento encontrado e devoção durante a vida, confirma seu apreço pelas questões religiosas.

Tal documento ajuda a esclarecer o possível verdadeiro ano de nascimento de Anna Vassallo. Provavelmente foi mesmo 1871.

Vovó Donana, como era chamada Ana Vassalo D’Angelo, foi alfabetizada já adulta por um padre de São João Del Rei - MG. Ela lavou roupa para os alunos do colégio Santo Antônio e tornou-se parteira para criar os filhos. Conseguiu fazer com que todos tivessem a melhor educação possível para a época.

Anna Vassalo D’angelo (Donana) faleceu em 1º de janeiro de 1941 então com 70 anos na cidade São joão Del Rei. O declarante foi Waldemar da Silva, como consta na certidão de óbito. Ambos foram sepultados no cemitério do Carmo em São João Del Rei - MG.

Sua certidão de óbito de encontra no Cartório de São João Del Rei - MG e consta um erro alegando que seu pai era Vicente D'angelo enquanto que o correto é Vicente Vassallo. Sua data de óbito também está errada, consta como 66 anos de idade ao falecer.

Eles tiveram os seguintes filhos:


F

i

Smiley Maria Christina D’Angelo (Apelido Titina) nasceu em 30/05/1887 em SJDR e faleceu em 27/04/1984. Ttitina (apelido) era determinada e cheia de vida. Enfrentou a família e continuou o namoro com um jovem tuberculoso até a morte dele. E depois casou com um viúvo, Sebastião Pinto de Resende, mesmo sem a aprovação da família. Quando ficou viuva, ainda estava sacudida e tinha alguns admiradores. Vovó Donana já quase à morte, acabou com a farra. Determinou que a Maria Nazaré (Bolia), a sobrinha, fosse morar com ela, depois de casada, pq não ficava bem Titina morar sozinha, cortejada por admiradores. Casou-se com Sebastião Pinto de Resende e não tiveram filhos.

Segue abaixo o registro de batismo de Christina na Matriz de São João Del Rei MG, porém pela vida inteira Titina comemorou seu aniversário dia 23/05. Assim sendo, todos davam como sua data de nascimento como 23/05/1887.

Christina, Aos vinte e seis de junho de mil oitocenttos de oitenta e sete nesta Matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João Del-Rei, Impuz as cerimônias batismais a Christina, batizada em casa, em artigo de morte, nascida aos trinta de maio deste ano e filha legítima de José d`Ângelo e Anna Vassalo sendo testemunhas desta cerimônia Vicente Vassallo e Maria Gracia Alleva e para constar mandei lavrar o presente assento e assino, Cônego Francisco de P. da Rocha Numam, Pároco.

SJDR em fev/1983 - Bolia, Titina e Odete, chegando na Matriz do Pilar para a missa de 85 anos de sua cunhada Mercedes Carvalho d'Angelo.Smiley. Christina (Titina) à esquerda e Teresa (Zizinha) à Direita. A do meio não sabemo sainda quem é. Smiley

+

M

ii

Smiley SmileyVicente D’Angelo nasceu em 02 de agosto de 1888 em São João Del Rei - MG.

+

F

iii

Smiley Teresa Emília D’Angelo (Apelido: Zizinha) nasceu em 05 de maio de 1891. (Ver titulo de Eleitor)

+

F

iv

Smiley Zulmira Maria D’Angelo nasceu em 09/05/1893 em São João Del Rei - MG. Ela faleceu em 10/09/1976 em Itaúna - MG.

+

F

v

Smiley Josephina D’Angelo (Apelido: Zeca) nasceu em 19 de março de 1895 em SJDR.

+

F

vi

Smiley Maria Raphaella D’Angelo (Apelido: Didi, Marieta ou Tia Ieta) nasceu em 21 de março de 1897 em São João Del Rei-MG. Maria Raphaella comemorou seu aniversário a vida inteira como sendo dia 22 de março.

 

F

vii

Smiley Maria Margarida D’Angelo (Apelido: Lilida) nasceu em 09/06/1899 em São Jão Del Rei - MG e faleceu em 17/08/2002 em São Joã oDel Rei - MG. Não casou e nem teve filhos. Morreu com 103 anos. Título de Eleitoral da Maria Margarida: Smiley

Missa em ação de Graças na Matriz do Pilar em 11/06/1999, para celebrar os 100 anos da tia Lilida! Smiley

Lilida ao lado do seu irmão Nhozinho(Gonçalo) e do sobrinho Helder! Smiley

Lilida em sua casa em São João Del Rei - MG Smiley

Os irmãos Lilida e Zezé e a Mãe Anna VassalloSmiley

 +

M

 viii

Smiley Gonçalo Rhafael D’Angelo (Apelido: Nhonhô, ou Nhôzinho) nasceu em 07/03/1906 em Ibituruna-MG.

M

ix

Smiley José Geraldo D’Angelo (Apelido Zezé) nasceu em 28/11/1909 em Itaúna - MG. Consta no livro número dois de Matrícula do Seminário do Caraça, na página 23-verso, sob o número 502 o seguinte registro: "José Geraldo D'angelo, filho legítimo de José D'angelo (já falecido) e Anna Vassallo, nascido em Itaúna aos 28 de Novembro de 1909. Entrou em 03/09/1922. Em 22/10/1925 retirou-se por não ter vocação". Segue a pedido do Guilherme Antunes de Faria o registro citado acima com o registro do Caraça. Smiley

José Geraldo não se casou.

José era alegre e muito bonito(segundo relatos das Irmãs Lilida e Titina, fazia questão de levar as irmãs a bailes e carnaval de rua, mesmo com a proibição da igreja.

Faleceu em um acidente de avião em 23/05/37 aos 27 anos de idade. Era piloto da FAB. O Acidente ocorreu em Ponta Grossa -PR e seu corpo foi embalsamado e sepultado em Curitiba. Anos mais tarde, Lilida, sua irmã buscou os restos mortais de José para São João Del Rei-MG. Seu corpo estava intacto quando abriram o caixão pelo fato de ter sido embalsamado. Didi(Maria Rafaella D'angelo), sua irmã soube do acidente pelo Jornal à época e ao ler a noticia, desmaiou e teve que ser socorrida pelo marido e familiares.

Segundo contribuição de Luiz Dangelo Pugliese, "quando se foi buscar o corpo do tio, isso em junho ou julho de 1953(tenho certeza), fui com minha mãe, Zeca (Josephina D'Angelo), ao cemitério do Carmo para medir a sepultura em parede porque tio estava em 3 caixões. A sepultura de parede não cabia o caixão e foi necessário sepultá-lo no chão. Minha mãe estava portadora de câncer (adenocarcinoma de mama); olhou durante algum tempo para a sepultura vazia e perguntou: Quem será que vem pra ela? No dia 09 de novembro do mesmo ano ELA FOI!"

Os irmãos, Zezé, Vicente e Gonçalo (Nhozinho)!Smiley

Fotos do José D'angelo (Zezé) Smiley Smiley Smiley Smiley Smiley Smiley

 

Mais informações e histórias e correções desta geração também podem ser enviadas para guiafaria@gmail.com aos cuidados de Guilherme Faria.